Luz, conforto , decorAÇÃO!

“A luz é a primeira impressão da arquitetura. Logo, é preciso saber quando ela merece destaque e quando é suporte para uma função maior” Guinter Parschalk, Light Designer . Para nós as qualidades de luz em lâmpadas no nosso dia a dia têm detalhes importantes como conforto, durabilidade e economia. Existem  tipos de lâmpadas no mercado (recentemente foi retirada de vendas as incandescentes, em prol do meio ambiente e segurança), próprias para ambientações, fluorescentes , de fibra óptica, halógenas e as de LED (ou diodo emissor de luz). A escolha delas, se pode levar em consideração a durabilidade e economia.

Fluorescentes:

São consideradas as mais comuns, possuem eficiência duradoura e são as mais econômicas do mercado. Possuem cores branca, amarela , azulada...) e formas diferentes : tubulares, compactas e não compactas. iluminacaoindireta Existem várias formas de utiliza-las de forma doméstica. Neste projeto, vemos a iluminação indireta sobre os objetos.

Fibra óptica:

São aquelas em filamento  em vidro ou com extremidades iluminadas. Também são consideradas econômicas , pois transmitem luz, e não energia elétrica. viaprinterest

Estas lamparinas dão o efeito de céu estrelado.

Halógenas: 

Considerada como uma incandescente , na qual esquentam e são de baixa eficiência. Podem destacar um determinado local visualmente, pois possuem grande extensão de faixo.   viaprinteresthalogen  

LED ( Diodo emissor de luz , em inglês)

Produto de alta tecnologia, confunde-se afirmando que é uma lâmpada , mas pode ir dentro de uma . É um componente elétrico que transforma a energia em luz. O custo têm diminuído , mais é uma das mais caras , levando em conta sua média durabilidade e sendo um produto corretamente sustentável. Todas elas irão depender de seu projeto personalizado, levando em consideração seu custo, as mais baratas e rentáveis são as Lâmpadas Fluorescentes no Mercado. dscn1003 Led + móveis Celmar = Qualidade sustentável garantida.
Interessante:
light designer é uma nova segmentação de profissão (ainda não regulamentada no Brasil) na área de lumotécnica. Visa estudar iluminação e a execução em projetos arquitetônicos , eventos e conceitos técnicos.
Para saber mais sobre a carreira de light designer : http://www.seminaluz.com.br/arquivos/1525   Fontes:http://www.konkero.com.br/financas-pessoais/gastar-menos/lampada-incandescente-fluorescente-ou-led-qual-usar http://www.cliquearquitetura.com.br/artigo/tipos-de-lampadas.html   Trecho de Paulo Pasrchalk retirado da matéria : ‘Todas as honras para o LED’, Casa cor anuário. São Paulo, Página 48.